Verdes Complementares

Porto Alegre procura parceiros comprometidos em deixar a cidade mais bonita, viva e compartilhada. Veja como participar.

O que é um verde complementar?

Verdes complementares são as rotatórias e os canteiros centrais de ruas e avenidas. São espaços de caráter público que contribuem com a preservação da vegetação, permeabilidade do solo, trânsito de pedestres e veículos, manutenção do equilíbrio do microclima, combate à poluição visual e promoção do bem-estar das pessoas.

O que faz o adotante de um verde complementar?

O adotante assume os serviços de manutenção e adquire o direito de projetar uma ambientação nova no local, valorizando a cidade em geral, e de nele anunciar graficamente a sua própria marca, valorizando a empresa. Os espaços adotados podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, obras de arte ou outros elementos de mobiliário com função de recreação ou de manifestação artística.

Imagens

Manual para a Adoção de Verdes Complementares

Para estimular a adesão a esta política, a Prefeitura de Porto Alegre elaborou o Manual para a Adoção de Verdes Complementares, com todas as informações necessárias para realização do projeto. O manual contém a legislação pertinente e as etapas de adoção do espaço, com diagramas explicativos e resumos das recomendações e exigências. Desta forma esperamos esclarecer e sensibilizar o maior número de parceiros possíveis, tornando a nossa cidade mais bonita, viva e compartilhada. Uma cidade para as pessoas.

 

Baixe aqui o Decreto Municipal dos Verdes Complementares

 

Como encaminhar seu projeto

  1. REQUERIMENTO

    Preencha o requerimento simplificado de adoção.

  2. DOCUMENTAÇÃO

    Inclua toda a documentação solicitada no manual.

  3. ENVIO

    Enviar toda a documentação listada (em arquivos tipo .PDF*) em meio eletrônico para a secretaria o GTV: gtverdescomp@portoalegre.rs.gov.br.

    * Quando for necessário, a planta baixa georreferenciada deve ser disponibilizada em formato .DWG (versão até 2010).

  4. RETORNO

    Você irá receber um e-mail constando o nº do processo eletrônico SEI – onde tramitará sua solicitação. Caso necessite alguma complementação, você receberá um e-mail informando qual a documentação faltante.